COMPRE EM:
COMPANHIA DAS LETRAS
AMAZON
LIVRARIA TRAVESSA
DOIS PONTOS
MEGAFAUNA
MARTINS FONTES PAULISTA
À venda em livrarias de todo o Brasil.
Apoie as nossas livrarias.
Copacabana, década de 1990. À medida que chega à adolescência, Manu, caçula de uma família de classe média, percebe que a imagem que tem de si não coincide com aquela que os outros à sua volta enxergam — ou esperam enxergar. A construção dessa identidade complexa é cercada de riscos e segredos.
“Como trans, sempre me interessam histórias de pessoas em passagens semelhantes, mas este livro é muito mais do que um caso narrado. É uma cena enorme, com países, continentes, universos e tempos. É um épico das nossas almas. Estou deslumbrada.”
– Laerte
“Neste momento delicado e urgente de disputa de narrativas identitárias, Manu Sawitzki se entrega a uma tarefa corajosa. Usando as estratégias do que Suely Messeder chama de pesquisador encarnado – ou seja, a imersão profunda no objeto de sua pesquisa, num difícil exercício de empatia radical (incluindo-se aqui a superposição não só da identidade, mas ainda dos nomes da autora e da personagem) –, Manoela descreve os traumas, as dores e as vitórias dos processos de transição de gênero. E o faz não apenas com sua competência de pesquisadora e escritora, mas, sobretudo, com uma delicadeza e afetividade brilhantes.”
– Heloisa Buarque de Hollanda
“Vinco é uma leitura comovente, inquietante e que parece dar seu primeiro choro após o parto, de tão contemporânea. Um livro com o potencial de empurrar quem o lê para além de fronteiras, visíveis e invisíveis.”
– Chico Felitti
“Vinco é um desses livros que quando acaba penso logo: “queria tê-lo escrito. Um desses livros que continuam vivendo em nós durante muitos dias. […] Romance de formação do novo milênio.”
– Tatiana Salem Levy
“Um dos cinco romances brasileiros da última década.”
– Bruna Beber