Skip to content

Manoela Sawitzki (1978) é doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio), escritora, roteirista e jornalista.

É autora dos romances Vinco (Companhia das Letras, 2022), Suíte Dama da Noite no Brasil (Record, 2009) – publicado também em Portugal (Cotovia, 2009) e na França (Tupi or not Tupi Éditions, 2014), Nuvens de Magalhães (Mercado Aberto, 2002) e da peça Calamidade (Funarte, 2004 – prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia). Participou de cinco antologias de contos, publicadas no Brasil, Argentina e França.

Como jornalista das áreas de literatura e teatro, atuou como colaboradora nas revistas Bravo! e Aplauso, e para os jornais Estado de S.Paulo e Rascunho.

Foi roteirista da série Destino SP (O2 Filmes – HBO), do telefilme Minha Mãe (RBSTV) e do curta-metragem Fotos Privadas (Kikito de melhor roteiro em curta-metragem/Festival de Gramado).

prêmios e bolsas

Foi contemplada pelo prêmio Funarte de Dramaturgia de 2004 e pelo edital residência Literária do Sesc em 2018.

Recebeu, em 2006, o prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia, e o Prêmio Santander Cultural/ Prefeitura de Porto Alegre para Projetos de longa-metragem.

Em 2021, recebeu o Kikito de Melhor roteiro em curta-metragem no Festival de Gramado.

crédito da foto: Omar Salomão